Em julho de 2020, a Giostri Editora promoveu o concurso literário "Um mundo, um abraço", que tinha por finalidade incentivar a criação de narrativas infantis escritas por brasileiras (os), tendo como viés principal o período de isolamento social e as possibilidades de se repensar a infância, as brincadeiras, a escola e demais situações a partir da pandemia e da quarentena.

Com o desafio lançado, a escritora Elizabeth Fontes criou uma história chamada Um abraço é um laço, que foi contemplada pelo Edital e será lançada ainda esse mês pela Giostrinho, selo de publicações infantis da Giostri.

 

“Abracei esta oportunidade do concurso com todo afeto. Queria muito que meu texto pudesse ter a oportunidade de chegar não só nas mãos das crianças, como também ao coração de cada uma. Mas, concursos são sempre muito concorridos, ainda mais este da Editora Giostri, a nível nacional, com quase 300 pessoas inscritas! No dia do resultado, quando ouvi que o conto premiado foi "Um abraço é um laço", vivi uma emoção única! Foi um grande momento para minha vida pessoal e, seguramente, para minha trajetória como escritora também”, conta Elizabeth Fontes sobre a participação no concurso.

 

Elizabeth é bacharel em piano com licenciatura em música, compositora e musicista com especialização em arte educação e em arteterapia. É também escritora com especialização em Literatura Infantil Juvenil e Contação de Histórias. Com toda sua bagagem na área da educação e sensibilidade de artista, ela trouxe em seu texto questões relacionadas a pandemia e ao distanciamento para a vivência das crianças; que assim como os adultos tiveram dificuldade para lidar com esse momento de incerteza.

 

Durante os tempos de pandemia, me debrucei a escrever mais sobre as experiências vividas no distanciamento, bem como as mudanças e os sentimentos gerados pelo isolamento. Minha vontade foi escrever algo que pudesse motivar as crianças a falarem também sobre seus sentimentos e suas vivências”, explica a autora sobre como a pandemia influenciou a criação de sua obra.

 

 

Em Um abraço é um laço, os leitores irão conhecer uma menina que está ansiosa pela volta às aulas, para encontrar amigos, professores e também seus avós. Em meio ao turbilhão de saudade ela descobre a importância de se expressar!

 

"Os leitores podem esperar um livro cheio de ternura, palavras e sentimentos belos vindos do coração de uma criança que resolve expressar o que está sentindo. Nestes tempos em que os adultos estão muito preocupados com seus problemas, o pensar e o falar de uma criança são formas de mostrar que existem muitos sentimentos guardados que as crianças também precisam dizer, e que é preciso muita compreensão e muita escuta atenta, neste espaço de fala que pertence somente a elas”, discorre Fontes sobre alguns dos elementos principais de Um abraço é um laço.

 

A obra contará com lançamento on-line no dia 31 de janeiro (domingo), com a presença de Verônica Vincenza e Katya Hirata, escritoras conhecidas na literatura infantil! Os ingressos para o evento são vendidos através da plataforma Sympla. Na compra do ingresso, além do encontro com as autoras, um exemplar do livro será enviado ao endereço cadastrado.

Literatura bilíngue: a leitura em duas línguas
Para entender sobre o universo da literatura bilíngue conversamos com Cheyenne César – autora da série Vida de Criança – com quatro livros public...
A Dramaturgia como ferramenta atemporal de crítica e transformação social
Desde os primórdios da dramaturgia, o público já encontrava um caráter crítico e de denúncia social nas peças apresentadas. Atualmente, mesmo com o ...
1 comentários
Marlene Feuser Westrupp
Marlene Feuser Westrupp
Tuesday 23rd February 2021

Um abraço é um laço!
Sim um laço lindo que abraça,
acolhe e embrulha o presente que não se compra. É o laço mais lindo que conheço, O Abraço. Tem Um valor inestimável.
Que sensibilidade! Que criatividade!
Não lhe conheço, mas só em ler o título do livro, sei que você é uma pessoa do bem, que tem sentimentos, razão, e muita sensibilidade para compreender, expressar e descrever o momento que estamos vivendo.
Ansiosa para receber o livro e ler.


Exibindo de 1 a 1 do total de 1 (1 páginas)
Deixe seu comentário