Fazer, refletir, escrever...

 

O Grupo de Teatro Finos Trapos, acredita que o registro em palavras é uma potente forma de reverberar, o nosso fazer, contribuindo com a memória teatral baiana e a geração de conhecimento no campo das artes cênicas.

A nossa mais recente publicação Diálogos Sobre Especialidades da Engenharia Teatral é  resultado das nossas caminhadas no Projeto Alvenarias Cênicas, executado no ano de 2017, pelas cidades de Cachoeira, Alagoinhas, Guanambi, Vitória da Conquista e Senhor do Bonfim, com o apoio do Governo do Estado da Bahia.

 

Sobre o Livro

 

Ser um profissional do teatro ou de qualquer outra especialidade artística é algo que se aprende e se ensina de forma sistemática?

Refletir sobre formação e capacitação profissional em distintas funções desempenhadas nas artes da cena traz consigo a necessidade se superar determinados maniqueísmos, visões idealizadas e por vezes romantizadas do artista enquanto “entidade” de pura inspiração subjetiva, despido de uma perspectiva racional, objetiva e quantificável de sua obra, acima das relações de trabalho e emprego, ou alheio aos reflexos e dinâmica do mundo capitalista.

É pensando nisso que o livro "Alvenarias Cênicas - Diálogos sobre as Especialidades da Engenharia Teatral" intenta criar espaços de diálogo que aproximem o campo das Artes Cênicas ao mundo do trabalho.  Aqui são apresentadas inquietações, pistas, sugestões e reflexões críticas que apontam possibilidades de se operar com nove distintas especialidades da prática teatral, reunidas sob o adjetivo de alvenarias cênicas: dramaturgia, encenação, corpo e voz, figurino, maquiagem, cenografia, trilha sonora, produção e mediação cultural.

Essas especialidades são abordadas na perspectiva da cena brasileira contemporânea e sob o prisma das expertises e vivências no âmbito artístico, formativo e acadêmico dos autores e autoras aqui reunidos – profissionais baianos com uma vasta atuação no desempenho da função que apresenta e com formação acadêmica em Nível Superior (bacharelado, licenciatura, pós-graduação, mestrado e/ou doutorado) no campo das Artes Cênicas,  possibilitando o diálogo com outros artistas em formação, produtores, pesquisadores, gestores culturais, professores e demais interessados em conhecer, se aprofundar e/ou discutir sobre técnicas, procedimentos, processos criativos e outras peculiaridades de setores específicos da linguagem cênica.

 

O livro foi organizado por Frank Magalhães, Francisco André e Thiago Carvalho. E possui textos de Tom Conceição, Poliana Bicalho, Yoshi Aguiar, Tomaz, Mota, Poliana  Carvalho, Thiago Carvalho, Ramona Azevedo e Francisco André.

 

O material inédito ainda terá o seu lançamento marcado, na cidade de Salvador. Mas a pré-venda já iniciou.

DE: Grupo de Teatro Finos Trapos

Reunião do Clube de Leitura
Em fevereiro, o Clube de Leitura homenageia o Dia de Darwin! O livro escolhido para o próximo encontro é “O Segredo de Darwin - A Busca da Evolução In...
“Mulheres poéticas”: conheça a poesia escrita por mulheres no cárcere"
Por Nara Rúbia RibeiroO cárcere é um lugar de privações e silêncios. A paisagem da alma se vê permeada por vãos. A distância dos filhos, dos pais...
Deixe seu comentário